IBAN – Mandato SEPA

O que é o IBAN?

Código Internacional de Conta Bancária (IBAN) é um número de identificação que permite validar internacionalmente uma conta bancária que tenha um cliente numa entidade financeira.

Trata-se de um standard do Comité Europeu de Standards Bancários, (ECSB) com o objectivo de facilitar a identificação homogénea das contas em todos os países.

Tanto o IBAN como o NIB (Número de identificação bancária) identificam a mesma conta bancária.

O IBAN só admite domiciliações na Zona Sepa 28 países CE + Islândia, Lietchestein, Noruega, Suiça, Mónaco, Croácia). 

Vantagens do IBAN

Cada país dispõem de un sistema e normas de identificação de contas bancárias próprios, e não se podem aplicar as normas de outros países, o que não facilita as transações de pagamentos internacionais. Isto provoca atrasos, incidências e custos não desejados.

O IBAN resolve esta situação e permite, entre outras, as seguintes vantagens:

 Diminuição de erros de imputação.
 Transmissão correta dos dados relativos ao número de conta bancária.
 Facilidade no tratamento automatizado no decorrer de todo o circuito.
 Redução das intervenções manuais.
 Rapidez de transmissão.
 Redução de custos.

Formato IBAN

O IBAN asume um máximo de 34 caracteres alfanuméricos, em função do país. Os primeiros dois são de caráter alfabético e identificam o país Os dois seguintes são dígitos de controle e são o elemento legitimador da totalidade do IBAN. Os restantes são o número de conta bancária.
 

Formato português:

Para Portugal, o IBAN tem 25 dígitos e forma-se da seguinte maneira:

 PT” (código de país para Portugal -duas letras-, especificado na norma ISO 3166).
 Um número de control (2 dígitos).
 O NIB completo da correspondente conta bancária (21 dígitos).


 
Formato electrónico:

A apresentação em formato eletrónico do IBAN realiza-se sem separação de espaços, isto é, com os dígitos todos seguidos.
 

Formato papel:

A representação em papel do IBAN é a mesma que em formato eletrónico, com as seguintes exceções:

As iniciais “IBAN” antecedem ao IBAN e são seguidas de um espaço.
No caso português, depois dos quatro primeiros caracteres aparecem os 21 caracteres numéricos do NIB.

IBAN e BIC ou Swift

Código Internacional de Identificação Bancária (BIC), também designado “código bancário SWIFT”, é o código internacional que permite uma identificação única de cada entidade de crédito e/ou das suas agências. Este código é necessário para automatizar o envío dos pagamentos às caixas e bancos recetores.

Ao realizar um pagamento transfronteiriço é importante informar o IBAN do benefeciário e o código BIC da entidade destinatária, dada que a sua utilização permite uma maior rapidez e fiabilidade no tratamento do pagamento.

Por outro lado, se recebem pagamentos procedentes do estrangeiro, é de todo o interesse disponibilizar o IBAN e o BIC em todas as facturas ou facilitá-lo a todos os fornecedores/devedores, porque permitirá ganhar tempo na receção dos pagamentos.
 

O que é a autorização SEPA?

A autorização assinada pelo devedor (pagador) permite autorizar, tanto o credor a realizar a cobrança, como a sua entidade de crédito a aceitar os ditos pagamentos. A autorização deverá ser emitida em papel e assinado pelo devedor.

A autorização deve estar vigente no momento da emissão do recibo. Caduca se decorrer 36 meses desde a última cobrança.

O credor deve ter na sua posse a autorização assinada pelo devedor no mínimo por um período de 14 meses após o último recibo.
 

Características:

 Acordo privado entre o emisor e respectivo devedor (deve conter os dados identificativos do cliente, do devedor, do Serviço e o consentimento do devedor para realizar o pagamento).
 Assinada pelo titular da conta.
 Vigente na data de apresentação da fatura.
 GNF dispõem de um modelo definido de acordo com as normas, para todos os seus clientes.

Este site usa cookies próprios e de terceiros para personalizar sua navegação e analisar sua atividade na web para fins estatísticos e exibir publicidade. Se você continua navegando, consideramos que você aceita seu uso.