O posicionamento de uma empresa na luta contra as alterações climáticas é um dos maiores desafios da transformação empresarial atual. Há duas formas possíveis de concretizar os objetivos de descarbonização de uma empresa:
- Mitigação: refere-se ao conjunto de estratégias destinadas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
- Adaptação: agrupa as estratégias destinadas a limitar ou evitar os riscos e danos resultantes das alterações climáticas.
Desenvolver e implementar uma estratégia climática para atingir os objetivos de redução das emissões implica identificar e avaliar as suas opções estratégicas, toda a cadeia de valor de uma atividade ou produto, bem como os riscos e oportunidades associados ao plano. As ações incluídas a curto, médio e longo prazo devem ser realistas, não devem causar danos significativos à biodiversidade, à economia circular, aos recursos hídricos e marinhos e à poluição, e devem permitir que a organização quantifique facilmente o resultado dos seus esforços dentro do prazo estabelecido.
Além disso, recomenda-se que um plano de redução das emissões inclua projeções financeiras quantitativas e avaliações da viabilidade financeira do Plano.